Durão Barroso: vazamento tóxico na Hungria é "grave catástrofe ambiental"

O presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, classificou nesta terça-feira o recente vazamento de lama tóxica na Hungria como "grave catástrofe ambiental", e elogiou a rápida resposta das autoridades locais.

Durão Barroso se reuniu hoje em Pécs, cidade do sul do país, com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, com o qual analisou a situação na zona do desastre.

Aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de "lama vermelho", substância altamente tóxica procedente de uma fábrica de alumínio, foram derramados no último dia 4 de outubro, em um acidente que deixou oito mortos e cerca de 150 feridos.

"Realmente aconteceu uma grave catástrofe ambiental", disse Barroso, segundo a agência de notícias "MTI".

As autoridades húngaras tentam diminuir as consequências do desastra, e no povoado de Kolontár concluíram hoje as obras de construção de um dique de contenção para desviar uma segunda possível enchente da lama tóxica.

A espectativa é de que no próximo fim de semana possam retornar a suas casas os habitantes dessa localidade, que foram evacuados no último sábado devido ao risco de um novo acidente.

Noticia antes publicada no site da ''UOL''

0 comentários:

Postar um comentário

Geral Educativo 2010. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Rank Do Blog

O Loko Meu !!!!! São: